No dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para melhorar a qualidade de vida. Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico, que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A data, serve para lembrar que ter saúde não é apenas não precisar tomar remédios. Para que o organismo funcione em harmonia e garanta o bem-estar é preciso haver um equilíbrio entre o físico, o organismo e a mente. E isso se consegue estando alerta aos sinais e aos cuidados com a saúde, muitos deles, inclusive, de forma preventiva. Médicos de todas as áreas são unânimes em afirmar aquela tradicional frase: a prevenção é, sim, o melhor remédio!
Especialistas falam a seguir sobre a importância dos cuidados preventivos em seus segmentos de atuação e dão dicas de como manter a saúde geral, dos cabelos, do sistema circulatório e da pele.
Saúde de precisão
Já há tempos, o avanço da tecnologia acontece de forma gigantesca e, praticamente diariamente, em várias áreas do conhecimento humano. Esse desenvolvimento tecnológico é tão grande, que mal conseguimos acompanhar todas as novidades. E se tem um segmento que a tecnologia colabora mais e mais é na medicina, com equipamentos, métodos e tratamentos que visam o bem maior que é a saúde, o bem-estar e, consequentemente a vida, com a possibilidade de cada vez mais longevidade.
Muitas correntes médicas dão conta de que é preciso cuidar do paciente como um todo, e não apenas resolver problemas pontuais de saúde que surgem de forma isolada. Afinal, se o organismo é um conjunto de órgãos e sistemas, nada melhor que todas as engrenagens funcionem juntas e em harmonia completa.
Justamente com essa filosofia surgiu a chamada saúde de precisão, que leva em conta além da estrutura genética do paciente, a sua rotina diária, individualizada. Afinal, cada ser humano é único e precisa de atendimento personalizado.
A saúde de precisão é um dos pilares defendidos pelo cardiologista e médico do esporte, Dr. Carlos Portela, criador do Instituto Performance e Saúde e que usa o método de forma bastante única e diferenciada. “O nosso projeto de saúde de precisão, surgiu por acreditarmos que na medicina do futuro precisamos olhar o paciente como um todo, uma visão geral do corpo humano”, explica Dr. Portela.
Segundo o especialista, hoje, com toda a tecnologia, é possível analisar o paciente a fundo, inclusive indicar qual é, de fato, a dose ideal (e saudável) de atividade física para cada indivíduo. “Também conseguimos verificar como está a qualidade de sono da pessoa, os momentos em que ele sente mais fome, se está se alimentando de forma correta ou não. Conseguimos, ainda, dar uma maior precisão em termos de análises de saúde intestinal… Então existe tecnologia para tudo isso. E o médico do futuro, o médico de precisão, consegue olhar todos esses fatores relacionados à saúde e performance. E, assim, pode guiar o paciente de forma mais específica, propondo melhor tratamento, mais efetividade, rapidez e melhores resultados”, detalha o especialista.
Cabelos cheios de vida
Assim como a pele, os cabelos também refletem muito sobre o funcionamento do organismo. Queda, fios opacos e quebradiços podem, sim, ser sinal de que algo não vai bem e, por essa razão, são importantes os cuidados precoces. “Cuidados básicos com a alimentação, saúde e bem-estar são os maiores aliados de qualquer protocolo capilar. A queda de cabelo pode ser causada por fatores como problemas na tireoide, deficiência de ferro, amamentação, estresse, e até doenças infecciosas e autoimunes”, alerta a médica tricologista Dra. Luciana Passoni.
A especialista alerta também que outro fator importante para a saúde capilar está ligado ao bom funcionamento do intestino, afinal, é nesse órgão que é feita a reabsorção de todos os nutrientes, minerais e as vitaminas, tão essenciais para o desenvolvimento saudável dos fios.
A queda de cabelo e a calvície são os problemas que mais afligem as pessoas e podem acontecer devido às mais diversas condições. “Quando se pensa na calvície (avançada, precoce ou leve), a herança genética é um fator muito importante! Não existe uma regra para todos os genes, mas nos homens, por exemplo, a calvície é causada por uma substância conhecida por DHT, que afina os fios”, explica a tricologista.
De acordo com a Dra. Luciana, pesquisas mostram que, se o pai ou a mãe tem calvície, há 50% de chances de o filho ter também e esse índice aumenta para 75%, caso ambos os pais tenham o problema. “É possível descobrir precocemente as probabilidades de uma pessoa ficar careca através da análise do histórico familiar e também com exames, como o que mede a taxa de hormônios masculinos no organismo. Apesar da probabilidade ser alta, vale destacar que nem sempre os filhos herdam a calvície familiar”, informa a médica.
E a dermatologista faz um alerta, ressaltando, mais uma vez, a importância de procurar os cuidados médicos a qualquer sinal de desequilíbrio no organismo. “Fios que caem sem parar são sinal de alerta. É comum perder cerca de 100 a 150 fios por dia. Mas, se houver exagero, é fundamental agendar uma consulta com um tricologista / dermatologista para diagnosticar e tratar essa condição. É de extrema importância diagnosticar o que está provocando essa queda acentuada dos fios e, assim, investir no tratamento adequado para combater o problema o quanto antes”.
Saúde vascular em dia!
Vital para o corpo humano, o sistema circulatório precisa estar em pleno funcionamento para que todo o organismo funcione de maneira saudável e esse é mais um ponto que merece atenção em nossa saúde quando se fala de prevenção.
Apesar de não ser regra, alguns casos de varizes podem evoluir para um quadro de trombose, problema que compromete seriamente o fluxo sanguíneo e levar a sérias complicações em diversos órgãos. Por isso, o ideal é se prevenir sempre, como explica o médico vascular, Dr. Gustavo Marcatto. “O ideal é procurar o médico vascular já nos primeiros sinais dos vasinhos ou sintomas nas pernas. Para quem possui casos de varizes na família, o mais indicado é iniciar as medidas preventivas já na adolescência. E existem tratamentos para as fases iniciais, para evitar a piora e o agravamento das varizes”, explica o médico.
Segundo o Dr. Gustavo, a principal causa das varizes é a genética. Portanto, se a mãe, pai ou avós do paciente teve problemas desse tipo, provavelmente o filho ou neto também desenvolverá. “Alguns exames auxiliam no diagnóstico e na avaliação da gravidade da doença. Mas, para a prevenção, o mais importante é manter o acompanhamento regular com seu médico vascular”, diz o especialista.
“Além de consultar um vascular aos primeiros sinais, é importante também manter hábitos de vida saudáveis, com a prática regular de atividade física e boa hidratação. E evitar permanecer longos períodos sentado ou em pé. Assim evitam-se complicações e as pernas se mantêm bonitas e, principalmente, saudáveis”, pontua Dr. Gustavo.
Pele jovem e saudável
Apesar de muita gente não saber, a pele é um órgão e o maior do nosso corpo. Através da pele, muitos problemas de saúde podem ser descobertos e cuidar dela de forma precoce é de extrema importância, e não só pela questão estética. Especialista em dermatologia estética e harmonização humanizada, Dr. Ivan Rollemberg chama a atenção sobre a melhor fase da vida para iniciar tratamentos que evitem o envelhecimento precoce da pele, principalmente do rosto. Segundo ele, a pele é um órgão que está em constante amadurecimento e por isso, sofre variações com a idade, merecendo cuidados diferentes para cada fase da vida.“Aos 35 anos se inicia o envelhecimento do organismo. Por essa razão, o mais indicado é iniciar nesta faixa etária os procedimentos estéticos preventivos, a fim de manter a juventude. Alguns tratamentos devem ser feitos precocemente, de forma profilática. É o caso da injeção da toxina botulínica, para evitar a produção das rugas, e o laser, para combater a flacidez”, ressalta o médico.
Ainda segundo o Dr. Ivan, todos esses tratamentos, precoces ou não, devem ser associados ao uso do protetor solar com cor. “A radiação UVA e UVB é responsável pela flacidez, rugas superficiais e manchas. Por isso recomenda-se o uso de filtro solar diário. Além de tratamentos que induzem a produção de colágeno, como laser, ultrassom, bioestimuladores injetáveis e a toxina botulínica, que amenizam a contração muscular e, assim, as rugas no futuro”, orienta o especialista.
Dr. Ivan explica que alguns medicamentos tópicos podem ser usados já a partir da adolescência, para tornar a pele mais forte e protegida. “O ácido retinóico e seus derivados estimulam a renovação celular, promovendo a firmeza da pele. Já a vitamina C combate os radicais livres produzidos no metabolismo diário e também pela exposição solar e à poluição. Esse tipo de produto deve ser usado todos os dias pela manhã. Os cuidados com a pele devem incluir, ainda, limpeza completa, uso de um creme regenerador noturno e os fotoprotetores pela manhã”, sinaliza.
Use protetor solar!
Um item que não pode faltar, nunca, é o protetor solar. Muita gente acha chato usar o produto, esquece, não retoca. Mas a utilização de fotoprotetores precisa tornar-se um hábito comum da nossa rotina, como beber água, tomar banho e se alimentar. Isso se você quiser ter uma pele saudável, bem cuidada e, além de tudo, evitar maiores riscos de contrair algum tipo de câncer de pele. De acordo com o médico dermatologista, Dr. Luann Lôbo, o protetor solar não é a única medida preventiva ao melanoma (câncer de pele), mas a mais relevante nos nossos hábitos diários. “Além do uso do fotoprotetor, evitar exposição solar excessiva nos horários de maior incidência de raios UVB (das 10 às 16hs), usar barreiras físicas como chapéus, bonés e roupas com proteção UV e consumir antioxidantes orais prescritos por um médico, são outras importantes medidas que devem ser adotadas. Além, claro, de manter um estilo de vida saudável e consultar rotineiramente o seu dermatologista”.
Atualmente existem no mercado centenas de opções de produtos para proteger a pele dos raios solares. É tanta oferta que na hora de escolher sempre surge a dúvida: qual o melhor protetor para o meu tipo de pele? E vale lembrar que ainda existem dermocosméticos especificamente para o corpo e outros para o rosto. “Geralmente, costumo recomendar um fotoprotetor específico para o rosto e outro para o corpo. A pele da face costuma ter necessidades cosméticas um pouco diferentes da pele do corpo”, afirma Luann.