O Sesc Sorocaba realiza ao longo do mês de abril diversas oficinas e bate-papos que abordam práticas sustentáveis. Cultivo de ervas aromáticas, flores comestíveis e dicas para o manejo de resíduos orgânicos estão entre os destaques. Confira:
Oficinas Ecopráticas
Alternativas Sustentáveis
Espaço de troca de saberes e técnicas que contribuem para a manutenção saudável do ambiente natural e urbano, repensando as ações do dia a dia, por meio do estímulo ao trabalho em grupo, a prática manual e o uso consciente de recursos naturais.
Cultivo de flores comestíveis
Com agentes de educação ambiental do Sesc Sorocaba
Além da beleza e do perfume, algumas espécies de flor também possuem um sabor próprio, além de qualidades nutritivas. Vamos aprender a identificar algumas flores que podem servir de alimento e comentar algumas formas de preparo possíveis.
A atividade é gratuita e acontece dia 21/4, quinta, das 14h às 16h, na Sala de Oficinas. Para participar basta retirar os ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. As vagas são limitadas e a classificação é de 14 anos.
Compostagem e minhocário
Com agentes de educação ambiental do Sesc Sorocaba
Sorocaba envia diariamente mais de 550 toneladas de lixo para um aterro em Iperó. Boa parte desse material é resíduo orgânico, que poderia virar adubo e alimento. Neste encontro, vamos aprender a combinar restos de comida (e outros materiais orgânicos), minhocas, terra e nosso cuidado para transformar esse recurso desperdiçado em ótimo adubo.
A atividade é gratuita e acontece dia 28/4, quinta, das 15h às 17h, na Sala de Oficinas. Para participar basta retirar os ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. As vagas são limitadas e a classificação é de 14 anos.
Descomplicando a sustentabilidade
Com agentes de educação ambiental do Sesc Sorocaba
Entre os meses de abril e junho, uma série de encontros semanais discutem tecnologias e práticas sustentáveis replicáveis em ambiente doméstico, intercalando teoria e prática, prototipando estruturas sustentáveis para o manejo de energias, águas e resíduos sólidos. A atividade é gratuita, as vagas são limitadas e é necessário retirar os ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. A classificação é 16 anos.
Bases teóricas: energias
Neste primeiro encontro serão apresentadas algumas formas de obtenção de energia renovável (eólica, térmica e fotovoltaica), de forma descomplicada, seus potenciais e limites de uso, custos de obtenção e os princípios tecnológicos envolvidos visando autossuficiência energética.
Dia 13/4, quarta, das 19h às 21h, na Sala 1.
Bases teóricas: águas
Nesta atividade serão apresentadas algumas formas de gestão das águas (captação e armazenamento), formas de tratamento (águas cinzas, escuras) de forma descomplicada, seus potenciais e limites de uso, custos de obtenção e os princípios tecnológicos envolvidos visando autonomia e simplicidade no manejo das águas.
Dia 20/4, quarta, das 19h às 21h, na Sala 1.
Bases teóricas: resíduos sólidos
No terceiro e último encontro serão apresentados de forma crítica os métodos de gestão de resíduos sólidos no país, seus potenciais e limites de uso, custos dos sistemas e os princípios tecnológicos, educativos e sociais para uma nova abordagem ao enfrentamento dessa problemática socioambiental.
Dia 27/4, quarta, das 19h às 21h, na Sala 2.
SERVIÇO
Programação – Meio Ambiente
Dia 6 a 27/4.
Grátis.
Diversos espaços e horários.
Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital):