O Sesc Sorocaba promove ao longo do mês de março uma programação especial com diversas oficinas e cursos que abordam tecnologias e artes. Dentre as atividades de destaque estão as oficinas Melhorando minhas aulas virtuais, com dicas de softwares para facilitar transmissões ao vivo na internet, Recostura, onde o público vai poder confeccionar uma bolsa e um estojo a partir de um avental antigo e a Oficina de construção de bonecos para crianças. Todas as atividades acontecem no Espaço de Tecnologias e Artes da unidade. Confira a programação completa:
Curso
Melhorando minhas aulas virtuais – como usar OBS
O Open Broadcaster Software (OBS) é um programa de streaming e gravação gratuito e de código aberto mantido pelo OBS Project. Ele é uma das principais ferramentas para fazer transmissões ao vivo para a internet, mas pode ser usado de forma criativa para outros fins, como gravar podcasts. Nesta atividade, Gustavo Sarti, educador de tecnologias e artes do Sesc Sorocaba mostra as principais ferramentas e funcionalidades do programa para usá-las em aulas on-line.
A atividade é sequencial e acontece de 2 a 23/3, quartas, das 19h às 21h. As inscrições devem ser feitas a partir do dia 22/2, às 14h, em sescsp.org.br/inscricoes. Vagas limitadas. Classificação 16 anos.
Oficina
Fotografia com celular
Com Gustavo Sarti, educador de tecnologias e artes do Sesc Sorocaba
Apresentando técnicas para utilização dos recursos disponíveis nas câmeras de celulares e conceitos básicos da fotografia como composição, enquadramento, ângulo, iluminação e edição de imagem nos aplicativos, neste curso os participantes são estimulados a usar a câmera do celular como um diário de bolso, de forma que possam criar narrativas visuais e fotografar as cenas cotidianas.
A oficina acontece no dia 3/3, quinta, das 16h às 17h. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 12 anos.
Oficina
Espaço Faça Você Mesmo
Um espaço onde o público pode trazer suas ideias e projetos DIY (do it yourself/faça você mesmo) para serem desenvolvidos com a ajuda dos nossos educadores. Os projetos podem ser nos campos das artes, ciências e/ou tecnologias. A sala conta com máquinas de costura, materiais de papelaria, ferramentas de marcenaria, materiais de eletrônica como placas Arduino, ferramentas elétricas e Raspberry Pi.
A atividade gratuita é ministrada por Célia Harumi Seki e Gustavo Sarti, educadores de tecnologias e artes do Sesc Sorocaba e acontece de 4 a 25/3, sextas, das 14h30 às 17h30 e das 18h às 21h30, e de 6 a 27/3, domingos, das 15h às 18h. Vagas são limitadas. A classificação etária é de 12 anos.
Oficina
Recostura – criando uma bolsa ecológica a partir de um avental
Com Fernanda Belote, designer e gestora do ateliê Sobrado 122
Pensando em práticas de costura sustentável que minimizam o desperdício, os participantes são convidados a criar uma bolsa ecológica partindo de um avental antigo. A oficina é voltada para pessoas com pouca ou nenhuma prática com máquina de costura e que queiram se aventurar neste universo fascinante.
A atividade é gratuita e acontece no dia 5/3, sábado, das 15h às 17h. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. A classificação é livre para todas as idades.
Curso
Caixas de memórias: colagem e assemblagem
Com Célia Harumi, educadora de tecnologias e artes do Sesc Sorocaba
Nesta oficina os participantes usam objetos e cacarecos encontrados em suas casas para criar caixas de memórias, a partir de experimentações com técnicas de colagem, decoupage e assemblagem.
O curso é sequencial e acontece de 9 a 30/3, quartas, das 15h às 17h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência em sescsp.org.br/inscricoes, a partir do dia 1/3 às 14h. Vagas limitadas. Classificação 12 anos.
Oficina
Arte retrô: criações com o mimeógrafo
Com Célia Harumi, educadora de tecnologias e artes do Sesc Sorocaba
Parecido com uma máquina de impressão, peça-chave nas salas de aula nas décadas de 70, 80 e 90, o mimeógrafo é um aparelho que serve para reproduzir cópias em série a partir de uma matriz. Essa oficina tem como proposta retomar o uso do mimeógrafo, hoje um objeto esquecido por muitos e desconhecido para outros tantos, e usá-lo como reprodutor de ideias, sejam escritos, desenhos ou dizeres. A partir de um bate-papo sobre reprodução gráfica e auto publicação, cada participante criará suas matrizes e suas impressões gráficas a partir do mimeógrafo.
A oficina acontece de 10 a 31/3, quintas, das 19h às 21h. Para participar basta retirar os ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação 12 anos.
Oficina
Recostura – Criando um estojo de utensílios a partir de um avental
Com Fernanda Belote, designer e gestora do ateliê Sobrado 122
Nesta atividade, os participantes são convidados a criar um estojo utilitário que pode receber lápis de cor, kit de maquiagem, jogo de pinças ou qualquer outro jogo de ferramentas manuais partindo de um avental antigo. A oficina é voltada para pessoas que se interessem pelo universo da costura e tenham pouca ou nenhuma prática no manuseio de máquina de costura.
A oficina é gratuita e acontece no dia 12/3, sábado, das 14h às 18h. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Vagas limitadas. Classificação livre.
Oficina
Oficina de construção de bonecos para crianças
Com Júlia Barnabé, marionetista, palhaça, atriz e produtora e Rocío Walls, marionetista, bonequeira, palhaça e atriz
A oficina propõe a construção de bonecos criados a partir de desenhos livres dos próprios participantes. A técnica escolhida é um títere, conhecido como fantoche, puppet ou boneco de luva. O objetivo desta oficina é conhecer a criação artesanal de um boneco, com a possibilidade de fazê-lo personalizado com as próprias mãos, de acordo com a imaginação de cada um. Uma vez finalizado o boneco, será feita uma brincadeira com eles, dando vida, voz e jogo.
A oficina é gratuita e acontece no dia 26/3, sábado, das 15h às 18h. Os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Vagas imitadas. Para crianças de 6 a 12 anos.
O Sesc Sorocaba fica localizado na Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.
Para ingressar nas unidades do Sesc SP, todas as pessoas a partir de 5 anos deverão apresentar documento com foto e o comprovante de vacinação contra a Covid-19 (físico ou digital):
- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.
- Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando uma dose.
Para todos, segue obrigatório o uso da máscara cobrindo boca e nariz.